Pular para o conteúdo principal

RITMO NA CORRIDA

A CORRIDA é uma modalidade onde a intensidade é controlada tanto pelo ritmo (pace) quanto pela ZONA DE TREINO. Nesta postagem vamos falar sobre como controlar o ritmo (pace) de treino e assim melhorar seus resultados em provas mais longas.

Quando fazemos uma série de ritmo com objetivo de melhorar o desempenho em alguma prova é necessário que se corra próximo do ritmo da prova.

Correr em velocidades mais baixas pode aumentar a sua resistência, o tempo e a distância que você consegue nadar sem parar, mas se a ideia é melhorar o tempo em uma determinada prova temos que correr em velocidades mais rápidas.

Ex: Um atleta corre os 5Km para 30' . É um pace de 6'/Km 

SÉRIE DE RITMO PARA AUMENTAR A RESISTÊNCIA E A DISTÂNCIA DE CORRIDA

Se este mesmo atleta não consegue correr 10Km SEM PARAR, ele deve treinar em velocidades próximas, mas mais baixas que 6'/Km e com intervalos curtos ou de forma contínua.

10x1Km c/1' mantendo entre 6' e 6'30" por Km

Esta séries tem características de um trabalho em A2 e proporciona a melhora do LIMIAR de lactato e consequênte aumento da metragem suportada naquela intensidade.   

SÉRIE DE RITMO PARA MELHORAR O TEMPO DA PROVA

Se esse mesmo atleta quer melhorar o tempo da prova, deve na verdade melhorar a média da prova. Use séries menores e com intervalos intermediários e parcialmente recuperativos. 

5x1Km c/2' mantendo 5'15 a 5'45 por Km

Esta série tem características de um trabalho em A3 e proporciona a melhora da POTÊNCIA AERÓBIA O trabalho de ritmo é difícil e deve ser feito com precisão. Se o objetivo de uma série é manter 1'20 de média e você mantem 1'30 NÃO VAI ATINGIR O OBJETIVO DAQUELE TREINO. 

COMO CALCULAR SEU RITMO

Para saber a sua média divida o tempo total em segundos da prova pelo número de passagens.

Ex: 5Km em 36'

Se quero saber a média por Km vou dividir o tempo total pelos Kms.


36/5 = 7,2 . Só que 0,2 minutos = 60*20/100 = 12. Portanto 7'12" por Km


Para ajudar nas séries fizemos esta "TABUADA" das médias



A EVOLVE trabalha com ferramentas simples que melhoram o rendimento da natação, assim otimizamos os processos de melhora de nossos alunos/atletas, seja qual for o objetivo.

Venha treinar com a gente!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TÉCNICA DE NADO PEITO (NATAÇÃO)

Nesta postagem vamos falar sobre os principais pontos técnicos do nado peito. O nado Peito é dividido didaticamente em 6 fases. Sendo elas: APOIO DA BRAÇADA : Nesta fase o atleta deve fazer um palmateio para fora até que o corpo se encontre na posição de Y como na foto c . Corpo deve permanecer na horizontal, com o olhar ligeiramente para o fundo.  TRAÇÃO DA BRAÇADA: Durante a tração os cotovelos permanecem altos em relação as mãos que se voltam para trás tracionando o corpo para frente. Como pode ser visto nas fotos d e e . RECUPERAÇÃO DA BRAÇADA: A recuperação deve ser feita com os cotovelos próximos e com as mãos fora da água. Quanto menor a resistência gerada pelos braços melhor. Fotos f e g PREPARAÇÃO DA PERNADA: Durante a Recuperação da braçada os pés começam a se aproximar do quadril com a menor flexão de quadril possível para que a posição seja formada sem tirar os pés para fora da água. Fotos h e i PERNADA: Acontece com um movimeto de chute para trás. Um coice pois ...

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE BORBOLETA

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas 15 finalizações de braçada *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA FINALIZAÇÃO DE BRAÇADA

PERNA AFUNDANDO NO NADO COSTAS? FAÇA ISSO!

 Se quando você nada costas suas pernas afundam temos duas formas de melhorar esta falha técnica. A primeira é trabalhando educativos que estimulem a posição correta. Tente praticar estes três educativos. A segunda forma é trabalhando fora da água com exercícios de solo para fortalecer o core, glúteos e aumentando a mobilidade no tornozelo.