Pular para o conteúdo principal

RITMO NA CORRIDA

A CORRIDA é uma modalidade onde a intensidade é controlada tanto pelo ritmo (pace) quanto pela ZONA DE TREINO. Nesta postagem vamos falar sobre como controlar o ritmo (pace) de treino e assim melhorar seus resultados em provas mais longas.

Quando fazemos uma série de ritmo com objetivo de melhorar o desempenho em alguma prova é necessário que se corra próximo do ritmo da prova.

Correr em velocidades mais baixas pode aumentar a sua resistência, o tempo e a distância que você consegue nadar sem parar, mas se a ideia é melhorar o tempo em uma determinada prova temos que correr em velocidades mais rápidas.

Ex: Um atleta corre os 5Km para 30' . É um pace de 6'/Km 

SÉRIE DE RITMO PARA AUMENTAR A RESISTÊNCIA E A DISTÂNCIA DE CORRIDA

Se este mesmo atleta não consegue correr 10Km SEM PARAR, ele deve treinar em velocidades próximas, mas mais baixas que 6'/Km e com intervalos curtos ou de forma contínua.

10x1Km c/1' mantendo entre 6' e 6'30" por Km

Esta séries tem características de um trabalho em A2 e proporciona a melhora do LIMIAR de lactato e consequênte aumento da metragem suportada naquela intensidade.   

SÉRIE DE RITMO PARA MELHORAR O TEMPO DA PROVA

Se esse mesmo atleta quer melhorar o tempo da prova, deve na verdade melhorar a média da prova. Use séries menores e com intervalos intermediários e parcialmente recuperativos. 

5x1Km c/2' mantendo 5'15 a 5'45 por Km

Esta série tem características de um trabalho em A3 e proporciona a melhora da POTÊNCIA AERÓBIA O trabalho de ritmo é difícil e deve ser feito com precisão. Se o objetivo de uma série é manter 1'20 de média e você mantem 1'30 NÃO VAI ATINGIR O OBJETIVO DAQUELE TREINO. 

COMO CALCULAR SEU RITMO

Para saber a sua média divida o tempo total em segundos da prova pelo número de passagens.

Ex: 5Km em 36'

Se quero saber a média por Km vou dividir o tempo total pelos Kms.


36/5 = 7,2 . Só que 0,2 minutos = 60*20/100 = 12. Portanto 7'12" por Km


Para ajudar nas séries fizemos esta "TABUADA" das médias



A EVOLVE trabalha com ferramentas simples que melhoram o rendimento da natação, assim otimizamos os processos de melhora de nossos alunos/atletas, seja qual for o objetivo.

Venha treinar com a gente!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE BORBOLETA

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas 15 finalizações de braçada *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA FINALIZAÇÃO DE BRAÇADA

TÉCNICA DE NADO PEITO (NATAÇÃO)

Nesta postagem vamos falar sobre os principais pontos técnicos do nado peito. O nado Peito é dividido didaticamente em 6 fases. Sendo elas: APOIO DA BRAÇADA : Nesta fase o atleta deve fazer um palmateio para fora até que o corpo se encontre na posição de Y como na foto c . Corpo deve permanecer na horizontal, com o olhar ligeiramente para o fundo.  TRAÇÃO DA BRAÇADA: Durante a tração os cotovelos permanecem altos em relação as mãos que se voltam para trás tracionando o corpo para frente. Como pode ser visto nas fotos d e e . RECUPERAÇÃO DA BRAÇADA: A recuperação deve ser feita com os cotovelos próximos e com as mãos fora da água. Quanto menor a resistência gerada pelos braços melhor. Fotos f e g PREPARAÇÃO DA PERNADA: Durante a Recuperação da braçada os pés começam a se aproximar do quadril com a menor flexão de quadril possível para que a posição seja formada sem tirar os pés para fora da água. Fotos h e i PERNADA: Acontece com um movimeto de chute para trás. Um coice pois ...

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE PEITO

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA