Pular para o conteúdo principal

TREINO DE A2 (AERÓBIO DE MÉDIA INTENSIDADE)

 

Nesta postagem vamos dar um exemplo de treino de A2 (Treinos de média intensidade -limiar Aeróbio). 

A2 é a segunda ZONA DE TREINAMENTO aeróbio e deve fazer parte do programa de treino durante toda a periodização, predominantemente nos períodos de base.

É considerado um treino em A2 quando você está seguindo os seguintes parâmetros: 

  1. FC entre 140 e 160 BPM

  2. Escala de BORG entre 13 e 15

  3. Grande desconforto respiratório.

Uma dica para saber se está em A2 é não conseguir contar até 5 sem ter que parar para respirar.

Um treino de A2 deve ser realizado com pequenos intervalos (parcialmente recuperativos), geralmente entre 20" a 30". Podem ser utilizadas qualquer metragem de tiro, mas as séries devem ser longas o bastante para ultrapassar os 20' de atividade. Uma estratégia comum nos treinos de A2 é utilizar materiais tais como PP e PALMAR para ajudar a manter o padrão de nado. 

Os benefícios do treino em A2:

  1. Melhora da velocidade crítica de nado: Ao nadar na zona de A2 (limiar) temos as mesmas adaptações geradas noA1 e ainda a melhora da capacidade do sistema aeróbio.

  2. Aumenta a CAPACIDADE AERÓBIA: Condiciona o pulmão a trabalhar com grandes volumes respiratórios o que aumenta a produção de energia por vias aeróbias.

  3. Melhora na REMOÇÃO DE LACTATO: Acelerando essa via metabólica e a ressíntese energética.

Exemplo de  treino de A2:

Aq 400 Variando Educativos

8x50 Pr c/ 20"


SÉRIE DE A2

8x200 A2 c/ 30"

2 Nad

2 Nad  Palmar

2 Nad PP

2 Nad PP e Palmar


Solto livre  


Se você gostou deste treino entre em contato com a EVOLVE para saber sobre nossas PLANILHAS DE TREINO. Se você quer saber mais sobre as ZONAS DE TREINAMENTO confira nosso blog

Abraço e BONS TREINOS !!!   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TÉCNICA DE NADO PEITO (NATAÇÃO)

Nesta postagem vamos falar sobre os principais pontos técnicos do nado peito. O nado Peito é dividido didaticamente em 6 fases. Sendo elas: APOIO DA BRAÇADA : Nesta fase o atleta deve fazer um palmateio para fora até que o corpo se encontre na posição de Y como na foto c . Corpo deve permanecer na horizontal, com o olhar ligeiramente para o fundo.  TRAÇÃO DA BRAÇADA: Durante a tração os cotovelos permanecem altos em relação as mãos que se voltam para trás tracionando o corpo para frente. Como pode ser visto nas fotos d e e . RECUPERAÇÃO DA BRAÇADA: A recuperação deve ser feita com os cotovelos próximos e com as mãos fora da água. Quanto menor a resistência gerada pelos braços melhor. Fotos f e g PREPARAÇÃO DA PERNADA: Durante a Recuperação da braçada os pés começam a se aproximar do quadril com a menor flexão de quadril possível para que a posição seja formada sem tirar os pés para fora da água. Fotos h e i PERNADA: Acontece com um movimeto de chute para trás. Um coice pois ...

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE BORBOLETA

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas 15 finalizações de braçada *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA FINALIZAÇÃO DE BRAÇADA

PERNA AFUNDANDO NO NADO COSTAS? FAÇA ISSO!

 Se quando você nada costas suas pernas afundam temos duas formas de melhorar esta falha técnica. A primeira é trabalhando educativos que estimulem a posição correta. Tente praticar estes três educativos. A segunda forma é trabalhando fora da água com exercícios de solo para fortalecer o core, glúteos e aumentando a mobilidade no tornozelo.