Pular para o conteúdo principal

TÉCNICA DE NADO PEITO (NATAÇÃO)

Nesta postagem vamos falar sobre os principais pontos técnicos do nado peito.

O nado Peito é dividido didaticamente em 6 fases. Sendo elas:

APOIO DA BRAÇADA: Nesta fase o atleta deve fazer um palmateio para fora até que o corpo se encontre na posição de Y como na foto c. Corpo deve permanecer na horizontal, com o olhar ligeiramente para o fundo. 

TRAÇÃO DA BRAÇADA: Durante a tração os cotovelos permanecem altos em relação as mãos que se voltam para trás tracionando o corpo para frente. Como pode ser visto nas fotos d e e.

RECUPERAÇÃO DA BRAÇADA: A recuperação deve ser feita com os cotovelos próximos e com as mãos fora da água. Quanto menor a resistência gerada pelos braços melhor. Fotos f e g

PREPARAÇÃO DA PERNADA: Durante a Recuperação da braçada os pés começam a se aproximar do quadril com a menor flexão de quadril possível para que a posição seja formada sem tirar os pés para fora da água. Fotos h e i

PERNADA: Acontece com um movimeto de chute para trás. Um coice pois a planta do pé deve estar voltada para trás e ser a maior área de pressão da pernada. Conforme os joelhos vão se extendendo as pernas se aproximam para finalizar a pernada com os calcanhares unidos. Fotos j, k e i

DESLISE: Ao finalizar a pernada o atleta esta em uma posição de streamline diferenciado apenas pelas mãos que estão lado a lado e não sobrepostas como em outros nados. Neste momento deve ser realizado o deslise. Que é um momento sem movimento, simplesmente aproveitando todo a velocidade gerada pelo braço e posteriormente as pernas. Ao deslisar tenha em mente a melhor posição hidrodinâmica possível. Foto b. 



DICA DO TREINADOR
1- O nado peito depende muito das pernas então faça muitas séries de fortalecimento das pernas dentro e fora da água. Dentro da água use Paraquedas P para séries de perna e na preparação física dê atenção especial para os extensores de joelho e adutores das coxas.
2- Durante provas de Peito é comum o atleta passar mais da metade do tempo de prova sem respirar, então faça séres de nado submerso para costumar a sensação de falta de ar e não perder potência nos movimentos por isso.
3- O deslise é a parte mais importante do nado pois vai determinar os dois parêmtros fundamentais da eficiência de nado, a frequência de braçada e o comprimento dos ciclos. Por isso ao deslisar esteja atento a sensação da água no seu corpo. Entender até que ponto o deslise é eficiênte é uma tarefa que demora muito tempo para ser desenvolvida com maestria e depende muito da sua capacidade de observação. O fundo da piscina, as raias, as marcações e a água passando pelo seu corpo podem te trazer dicas valoisas sobre a sua posição corporal, a velocidade que está desenvolvendo e quando é a melhor hora para fazer a próxima braçada. 

Abraço e bons treinos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERNA AFUNDANDO NO NADO COSTAS? FAÇA ISSO!

 Se quando você nada costas suas pernas afundam temos duas formas de melhorar esta falha técnica. A primeira é trabalhando educativos que estimulem a posição correta. Tente praticar estes três educativos. A segunda forma é trabalhando fora da água com exercícios de solo para fortalecer o core, glúteos e aumentando a mobilidade no tornozelo.

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE BORBOLETA

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas 15 finalizações de braçada *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA FINALIZAÇÃO DE BRAÇADA