Pular para o conteúdo principal

TREINO ANAERÓBIO (AN)

Nesta postagem vamos dar um exemplo de treinos de AN (Anaeróbicos). 

AN é a quarta ZONA DE TREINAMENTO e pode fazer parte do programa de treino de qualquer atleta, mas com alguns cuidados em relação ao volume, frequência, idade e situação de saúde.

As séries de AN são utilizadas para trabalhar as reações do nosso corpo em situações de falta de oxigênio, pois compreendem nadar em altas velocidades, e por consequência, acima do limiar aeróbico, o que ocasiona a produção e o acúmulo de LACTATO.

A produção de LACTATO depende muito da quantidade de massa magra e cenário hormonal propício, por isso não é recomendada para as categorias MIRIM e PETIZ. Outras contra indicações são para atletas com arritmia, hipertensão e diabetes. Porem se controladas por medicamento e dentro de níveis normais a prática é considerada segura pela OMS (Organização Mundial de Saúde)

É considerado um treino em AN quando você está seguindo os seguintes parâmetros: 

  1. FC acima de 180 BPM

  2. Escala de BORG  18

  3. Trabalhar em velocidade MÁXIMA

Uma dica para saber se está em AN é a sensação de rigidez muscular, dificuldade de realizar os movimentos com precisão, náuseas e dor de cabeça.

Os benefícios do treino em AN:

  1. Em relação ao LACTATO, melhora a velocidade de produção, a capacidade de produção e a resistência.

  2. Aumenta a tolerância a dor.

  3. Melhora a técnica de nado em altas velocidades.

Exemplos de  treino em AN:

Um treino de AN pode ser realizado de diversas maneiras :

PRODUÇÃO: Tem por objetivo aumentar a velocidade de produção de LACTATO As metragens de tiro devem ser de 25m a 75m e os intervalos de tiro de 1' a 3' e é importante soltar entre as séries para remover um pouco do LACTATO e assim manter o sistema pronto para trabalhar em velocidade máxima.

EX: 3x (4x50 AN @2') com 200 solto entre séries

TOLERÂNCIA: Tem por objetivo aumentar a tolerância a altos níveis de LACTATO no corpo. As metragens de tiro devem ser de 75m a 200m e os intervalos de tiro devem ser passivos entre 30" a 5'. O número de tiros pode ser uma faixa que dependerá do nível de tolerância de cada atleta. Não é recomendado soltar durante estas séries pois a ideia é acumular LACTATO.

EX: 6 a 8x75 AN @3'

POTÊNCIA: Tem por objetivo aumentar a capacidade de produção de LACTATO As metragens de tiro devem ser de 10m a 50m e os intervalos de tiro quase totalmente recuperativos (30" a 5')

EX: 12x50 @5' 

DICA DO TREINADOR

É uma prática comum abortar uma série de AN quando o atleta perde a capacidade de desenvolver altas velocidades, o que é um preceito desta zona de treino. 

Por isso não exite em interromper uma série de AN caso esteja muito fadigado. Continuar a dar tiros lentos não vai atingir o objetivo do dia e ainda aumentará o risco de lesão por estresse.   

Se você gostou destes treinos entre em contato com a EVOLVE para saber sobre nossas PLANILHAS DE TREINO.

Se você quer saber mais sobre as ZONAS DE TREINAMENTO confira nosso blog

Abraço e BONS TREINOS !!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TÉCNICA DE NADO PEITO (NATAÇÃO)

Nesta postagem vamos falar sobre os principais pontos técnicos do nado peito. O nado Peito é dividido didaticamente em 6 fases. Sendo elas: APOIO DA BRAÇADA : Nesta fase o atleta deve fazer um palmateio para fora até que o corpo se encontre na posição de Y como na foto c . Corpo deve permanecer na horizontal, com o olhar ligeiramente para o fundo.  TRAÇÃO DA BRAÇADA: Durante a tração os cotovelos permanecem altos em relação as mãos que se voltam para trás tracionando o corpo para frente. Como pode ser visto nas fotos d e e . RECUPERAÇÃO DA BRAÇADA: A recuperação deve ser feita com os cotovelos próximos e com as mãos fora da água. Quanto menor a resistência gerada pelos braços melhor. Fotos f e g PREPARAÇÃO DA PERNADA: Durante a Recuperação da braçada os pés começam a se aproximar do quadril com a menor flexão de quadril possível para que a posição seja formada sem tirar os pés para fora da água. Fotos h e i PERNADA: Acontece com um movimeto de chute para trás. Um coice pois ...

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE BORBOLETA

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas 15 finalizações de braçada *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA FINALIZAÇÃO DE BRAÇADA

PERNA AFUNDANDO NO NADO COSTAS? FAÇA ISSO!

 Se quando você nada costas suas pernas afundam temos duas formas de melhorar esta falha técnica. A primeira é trabalhando educativos que estimulem a posição correta. Tente praticar estes três educativos. A segunda forma é trabalhando fora da água com exercícios de solo para fortalecer o core, glúteos e aumentando a mobilidade no tornozelo.