Pular para o conteúdo principal

TREINO ANAERÓBIO (AN)

Nesta postagem vamos dar um exemplo de treinos de AN (Anaeróbicos). 

AN é a quarta ZONA DE TREINAMENTO e pode fazer parte do programa de treino de qualquer atleta, mas com alguns cuidados em relação ao volume, frequência, idade e situação de saúde.

As séries de AN são utilizadas para trabalhar as reações do nosso corpo em situações de falta de oxigênio, pois compreendem nadar em altas velocidades, e por consequência, acima do limiar aeróbico, o que ocasiona a produção e o acúmulo de LACTATO.

A produção de LACTATO depende muito da quantidade de massa magra e cenário hormonal propício, por isso não é recomendada para as categorias MIRIM e PETIZ. Outras contra indicações são para atletas com arritmia, hipertensão e diabetes. Porem se controladas por medicamento e dentro de níveis normais a prática é considerada segura pela OMS (Organização Mundial de Saúde)

É considerado um treino em AN quando você está seguindo os seguintes parâmetros: 

  1. FC acima de 180 BPM

  2. Escala de BORG  18

  3. Trabalhar em velocidade MÁXIMA

Uma dica para saber se está em AN é a sensação de rigidez muscular, dificuldade de realizar os movimentos com precisão, náuseas e dor de cabeça.

Os benefícios do treino em AN:

  1. Em relação ao LACTATO, melhora a velocidade de produção, a capacidade de produção e a resistência.

  2. Aumenta a tolerância a dor.

  3. Melhora a técnica de nado em altas velocidades.

Exemplos de  treino em AN:

Um treino de AN pode ser realizado de diversas maneiras :

PRODUÇÃO: Tem por objetivo aumentar a velocidade de produção de LACTATO As metragens de tiro devem ser de 25m a 75m e os intervalos de tiro de 1' a 3' e é importante soltar entre as séries para remover um pouco do LACTATO e assim manter o sistema pronto para trabalhar em velocidade máxima.

EX: 3x (4x50 AN @2') com 200 solto entre séries

TOLERÂNCIA: Tem por objetivo aumentar a tolerância a altos níveis de LACTATO no corpo. As metragens de tiro devem ser de 75m a 200m e os intervalos de tiro devem ser passivos entre 30" a 5'. O número de tiros pode ser uma faixa que dependerá do nível de tolerância de cada atleta. Não é recomendado soltar durante estas séries pois a ideia é acumular LACTATO.

EX: 6 a 8x75 AN @3'

POTÊNCIA: Tem por objetivo aumentar a capacidade de produção de LACTATO As metragens de tiro devem ser de 10m a 50m e os intervalos de tiro quase totalmente recuperativos (30" a 5')

EX: 12x50 @5' 

DICA DO TREINADOR

É uma prática comum abortar uma série de AN quando o atleta perde a capacidade de desenvolver altas velocidades, o que é um preceito desta zona de treino. 

Por isso não exite em interromper uma série de AN caso esteja muito fadigado. Continuar a dar tiros lentos não vai atingir o objetivo do dia e ainda aumentará o risco de lesão por estresse.   

Se você gostou destes treinos entre em contato com a EVOLVE para saber sobre nossas PLANILHAS DE TREINO.

Se você quer saber mais sobre as ZONAS DE TREINAMENTO confira nosso blog

Abraço e BONS TREINOS !!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE BORBOLETA

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas 15 finalizações de braçada *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA FINALIZAÇÃO DE BRAÇADA

TÉCNICA DE NADO PEITO (NATAÇÃO)

Nesta postagem vamos falar sobre os principais pontos técnicos do nado peito. O nado Peito é dividido didaticamente em 6 fases. Sendo elas: APOIO DA BRAÇADA : Nesta fase o atleta deve fazer um palmateio para fora até que o corpo se encontre na posição de Y como na foto c . Corpo deve permanecer na horizontal, com o olhar ligeiramente para o fundo.  TRAÇÃO DA BRAÇADA: Durante a tração os cotovelos permanecem altos em relação as mãos que se voltam para trás tracionando o corpo para frente. Como pode ser visto nas fotos d e e . RECUPERAÇÃO DA BRAÇADA: A recuperação deve ser feita com os cotovelos próximos e com as mãos fora da água. Quanto menor a resistência gerada pelos braços melhor. Fotos f e g PREPARAÇÃO DA PERNADA: Durante a Recuperação da braçada os pés começam a se aproximar do quadril com a menor flexão de quadril possível para que a posição seja formada sem tirar os pés para fora da água. Fotos h e i PERNADA: Acontece com um movimeto de chute para trás. Um coice pois ...

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE PEITO

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA