Pular para o conteúdo principal

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO?

 

Nesta postagem vamos falar sobre a diferença entre ATIVIDADE FÍSICA e EXERCÍCIO FÍSICO.



Quase sempre estes dois termos são usados como sinônimos, mas eles tem definições e aplicações diferentes. O Exercício físico é um subgrupo da Atividade física e por isso tem um uso menos abrangente. Os conceitos são os seguinte:

ATIVIDADE FÍSICA

É definida como qualquer movimento corporal voluntário, produzido pelos músculos esqueléticos, e que resulta em gasto energético maior do que o gasto em repouso (BASAL). Este conceito inclui diversas atividades, como trabalho, locomoção, tarefas domésticas, atividades recreativas e o exercício.

Você pratica atividade física quando eventualmente vai ao trabalho de Bike, corta a grama de casa ou joga futebol com seu filho no fim do dia.

EXERCÍCIO FÍSÍCO

É caracterizado como toda atividade física estruturada, planejada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria da saúde e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física, sendo uma subcategoria da atividade física.

Você pratica um exercício físico quando cumpre uma PLANILHA DE TREINOS. Quando a sua atividade está estruturada para gerar uma adaptação fisiológica conhecida e esperada.

RECOMENDAÇÕES

Para ser saudável ou considerado ATIVO, não é preciso fazer exercícios físicos. Segundo os parâmetros da OMS (Organização mundial da saúde), bastam 300 MINUTOS semanais de qualquer ATIVIDADE FÍSICA para começar a afastar os riscos de desenvolver doenças relacionadas ao sedentarismo:

  • Obesidade.

  • Aumento do colesterol.

  • Atrofia muscular.

  • Aumento da pressão arterial.

  • Problemas articulares.

  • Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC)

  • Diabetes tipo 2.

  • Distúrbios do sono

Se tem algum objetivo e precisa de ajuda para chegar lá procure a EVOLVE. Nossa missão é levar você até os seus objetivos. Abraço e Bons treinos!

REFERÊNCIAS

World Health Organization. Global strategy on diet, physical activity and health. Geneva: WHO; 2004.

Caspersen CJ, Powell KE, Christenson GM. Physical active, exercise and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Public Health Rep. 1985;100(2):126-31.

CONTATO

(11) 91353-7084  

https://linktr.ee/evolve_assessoria_esportiva


ACESSO AOS TREINOS

http://evolve.sistematreinoonline.com.br/interface/login.php


BLOG

https://evolveswim.blogspot.com/


SIGA NAS REDES

https://evolveswim.blogspot.com/

https://www.youtube.com/channel/UCKG8zh2Gz9P7UPkm4SMw3Jw?sub_confirmation=1

https://www.instagram.com/evolveswim_/

https://www.facebook.com/EvolveSwim/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TÉCNICA DE NADO PEITO (NATAÇÃO)

Nesta postagem vamos falar sobre os principais pontos técnicos do nado peito. O nado Peito é dividido didaticamente em 6 fases. Sendo elas: APOIO DA BRAÇADA : Nesta fase o atleta deve fazer um palmateio para fora até que o corpo se encontre na posição de Y como na foto c . Corpo deve permanecer na horizontal, com o olhar ligeiramente para o fundo.  TRAÇÃO DA BRAÇADA: Durante a tração os cotovelos permanecem altos em relação as mãos que se voltam para trás tracionando o corpo para frente. Como pode ser visto nas fotos d e e . RECUPERAÇÃO DA BRAÇADA: A recuperação deve ser feita com os cotovelos próximos e com as mãos fora da água. Quanto menor a resistência gerada pelos braços melhor. Fotos f e g PREPARAÇÃO DA PERNADA: Durante a Recuperação da braçada os pés começam a se aproximar do quadril com a menor flexão de quadril possível para que a posição seja formada sem tirar os pés para fora da água. Fotos h e i PERNADA: Acontece com um movimeto de chute para trás. Um coice pois ...

PERNA AFUNDANDO NO NADO COSTAS? FAÇA ISSO!

 Se quando você nada costas suas pernas afundam temos duas formas de melhorar esta falha técnica. A primeira é trabalhando educativos que estimulem a posição correta. Tente praticar estes três educativos. A segunda forma é trabalhando fora da água com exercícios de solo para fortalecer o core, glúteos e aumentando a mobilidade no tornozelo.

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE BORBOLETA

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas 15 finalizações de braçada *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA FINALIZAÇÃO DE BRAÇADA