Pular para o conteúdo principal

QUAIS OS GRUPOS MUSCULARES TRABALHADOS NA NATAÇÃO

Existe uma frase que todo nadador já escutou:

"A NATAÇÃO É O ESPORTE MAIS COMPLETO, POIS TRABALHA TODO O CORPO"

É verdade que a natação trabalha todo o corpo, mas é difícil afirmar que seja o esporte mais completo. Será que o pessoal da GINÁSTICA ARTÍSTICA, DECATLO ou ESQUI DE CROSS-COUNTRY concordam com isso? Provavelmente não, mas isso é conversa para outra postagem.

A NATAÇÃO é uma modalidade que trabalha praticamente todo o corpo. O fato de estar no meio líquido exige muito esforço do CORE para manter a posição do corpo e a movimentação dos membros. Todos os nados trabalham o corpo de maneira geral, mas com diferentes predominâncias:


BORBOLETA - A musculatura do Trapézio e Peitoral são extremamente exigidas, além do Quadríceps e Posteriores da Coxa que ajudam muito na propulsão. A musculatura Dorsal e Abdominal é fundamental para os movimentos de ONDULAÇÃO.


COSTAS - Trabalha muito a musculatura do tronco, de maneira bem equilibrada. Grande dorsal, Romboide e Ombros são bem solicitados por conta da posição da braçada e da ROTAÇÃO DE TRONCO. Nas pernas o Quadríceps e Posteriores de Coxa se sobressaem.


PEITO - Tem predominância do trabalho de PERNAS, sendo o único nado que depende mais das PERNAS do que dos BRAÇOS para gerar e manter a velocidade. Trabalha principalmente a musculatura do Quadríceps, Adutores e Tibial anterior.


CRAWL - Tríceps é muito recrutado, mas quanto maior o nível TÉCNICO maior a solicitação do Grande dorsal, e Bíceps Braquial. Para manter o corpo estável na superfície da água os Glúteos são fortemente solicitados.


A garantia de um trabalho muscular equilibrado é a variabilidade de estilos durante o treino. Por isso sempre indicamos o MEDLEY para alunos que estão em busca de um bom desenvolvimento muscular.


DICA DO TREINADOR

É muito comum que os praticantes de MARATONA AQUÁTICA nadem somente CRAWL, e isso é um erro grave. Os maratonistas não precisam ser especialistas nos outros nados, mas devem conhecer os movimentos para poder fortalecer todos os grupos musculares, evitando LESÕES e fazendo um tipo de PREVENTIVO ao realizar movimentos diferentes.


Se você é daqueles que só nadam CRAWL, saiba que existem pesquisas que indicam que a mesma série feita toda de CRAWL tem um impacto fisiológico menor do que alternando CRAWL e COSTAS.

O nado BORBOLETA é a melhor forma de trabalhar FORÇA dentro da água para o nado CRAWL, devido às grandes semelhanças nas alavancas da braçada.

E o Nado PEITO por ter o padrão de movimento mais diferente de todos os nados é ótimo para SOLTAR depois de alguma série forte.

Seja qual for o seu objetivo a EVOLVE tem a solução. PLANILHAS DE TREINO  PERSONALIZADAS, AVALIAÇÕES BIOMECÂNICAS e TREINOS PRESENCIAIS.

Abraço e Bons treinos!

CONTATO

(11) 91353-7084  

https://linktr.ee/evolve_assessoria_esportiva


ACESSO AOS TREINOS

http://evolve.sistematreinoonline.com.br/interface/login.php


BLOG

https://evolveswim.blogspot.com/


SIGA NAS REDES

https://evolveswim.blogspot.com/

https://www.youtube.com/channel/UCKG8zh2Gz9P7UPkm4SMw3Jw?sub_confirmation=1

https://www.instagram.com/evolveswim_/

https://www.facebook.com/EvolveSwim/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TÉCNICA DE NADO PEITO (NATAÇÃO)

Nesta postagem vamos falar sobre os principais pontos técnicos do nado peito. O nado Peito é dividido didaticamente em 6 fases. Sendo elas: APOIO DA BRAÇADA : Nesta fase o atleta deve fazer um palmateio para fora até que o corpo se encontre na posição de Y como na foto c . Corpo deve permanecer na horizontal, com o olhar ligeiramente para o fundo.  TRAÇÃO DA BRAÇADA: Durante a tração os cotovelos permanecem altos em relação as mãos que se voltam para trás tracionando o corpo para frente. Como pode ser visto nas fotos d e e . RECUPERAÇÃO DA BRAÇADA: A recuperação deve ser feita com os cotovelos próximos e com as mãos fora da água. Quanto menor a resistência gerada pelos braços melhor. Fotos f e g PREPARAÇÃO DA PERNADA: Durante a Recuperação da braçada os pés começam a se aproximar do quadril com a menor flexão de quadril possível para que a posição seja formada sem tirar os pés para fora da água. Fotos h e i PERNADA: Acontece com um movimeto de chute para trás. Um coice pois ...

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE BORBOLETA

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas 15 finalizações de braçada *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA FINALIZAÇÃO DE BRAÇADA

PERNA AFUNDANDO NO NADO COSTAS? FAÇA ISSO!

 Se quando você nada costas suas pernas afundam temos duas formas de melhorar esta falha técnica. A primeira é trabalhando educativos que estimulem a posição correta. Tente praticar estes três educativos. A segunda forma é trabalhando fora da água com exercícios de solo para fortalecer o core, glúteos e aumentando a mobilidade no tornozelo.