Pular para o conteúdo principal

O QUE É A ESCALA DE BORG?

A Escala de BORG é uma ferramenta para controle da intensidade dos esforços. Baseada na PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO (PSE), em inglês (RPE- Rate of Perceived Exertion), é uma tabela graduada de 6 a 20 em que o aluno/atleta tenta quantificar a magnitude do esforço que está fazendo naquele treino ou exercício.

COMO FUNCIONA

Esta escala é frequentemente utilizada para estimar, de forma indireta, a FREQUÊNCIA CARDÍACA, pois ao multiplicarmos a pontuação dada pelo aluno por 10 temos uma faixa de batimentos por minuto muito próxima da real.

Ex:

6x10 = 60, Repouso

12x10 = 120, Atividade moderada 

15x10 = 150, Atividade difícil

20x10 = 200, Esforço máximo

 

CURIOSIDADES

Originalmente a escala de BORG surgiu do alto grau de correlação entre a FREQUÊNCIA CARDÍACA de indivíduos realizando testes ergométricos e as classificações daquela atividade. Em cada estágio do teste o avaliado classificava a atividade como: extremamente fácil, fácil, moderada, difícil e extremamente difícil.

No Brasil é muito mais comum o uso da escala de BORG modificada. A ideia é a mesma, porém a graduação é de 1 até 10. Quem adota esta tabela defende que a graduação de 1 a 10 é mais comum na sociedade e por isso aumenta a precisão do atleta no momento da avaliação do esforço.

A escala de BORG é uma ferramenta de controle indireto do treino muito importante. porém fatores internos e até mesmo motivacionais podem interferir na avaliação do atleta, e com isso diminuir a precisão da estimativa da intensidade do exercício. Por isso, sempre que puder, adote ferramentas de controle direto como a FREQUÊNCIA CARDÍACA e concentração de LACTATO, mas quando o objetivo é qualidade de vida saúde a escala de BORG ou PSE já dão conta do recado.

Abraço e Bons Treinos! 

REFERÊNCIAS

Percepcao Subjetiva Do Esforco Psychophysical bases of perceived exertion 

Borg, G. Escalas de Borg para a dor e o esforço percebido. São Paulo. Manole. 2000.


CONTATO

(11) 91353-7084  

https://linktr.ee/evolve_assessoria_esportiva


ACESSO AOS TREINOS

http://evolve.sistematreinoonline.com.br/interface/login.php


BLOG

https://evolveswim.blogspot.com/


SIGA NAS REDES

https://evolveswim.blogspot.com/

https://www.youtube.com/channel/UCKG8zh2Gz9P7UPkm4SMw3Jw?sub_confirmation=1

https://www.instagram.com/evolveswim_/

https://www.facebook.com/EvolveSwim/



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TÉCNICA DE NADO PEITO (NATAÇÃO)

Nesta postagem vamos falar sobre os principais pontos técnicos do nado peito. O nado Peito é dividido didaticamente em 6 fases. Sendo elas: APOIO DA BRAÇADA : Nesta fase o atleta deve fazer um palmateio para fora até que o corpo se encontre na posição de Y como na foto c . Corpo deve permanecer na horizontal, com o olhar ligeiramente para o fundo.  TRAÇÃO DA BRAÇADA: Durante a tração os cotovelos permanecem altos em relação as mãos que se voltam para trás tracionando o corpo para frente. Como pode ser visto nas fotos d e e . RECUPERAÇÃO DA BRAÇADA: A recuperação deve ser feita com os cotovelos próximos e com as mãos fora da água. Quanto menor a resistência gerada pelos braços melhor. Fotos f e g PREPARAÇÃO DA PERNADA: Durante a Recuperação da braçada os pés começam a se aproximar do quadril com a menor flexão de quadril possível para que a posição seja formada sem tirar os pés para fora da água. Fotos h e i PERNADA: Acontece com um movimeto de chute para trás. Um coice pois ...

PERNA AFUNDANDO NO NADO COSTAS? FAÇA ISSO!

 Se quando você nada costas suas pernas afundam temos duas formas de melhorar esta falha técnica. A primeira é trabalhando educativos que estimulem a posição correta. Tente praticar estes três educativos. A segunda forma é trabalhando fora da água com exercícios de solo para fortalecer o core, glúteos e aumentando a mobilidade no tornozelo.

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE BORBOLETA

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas 15 finalizações de braçada *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA FINALIZAÇÃO DE BRAÇADA