Pular para o conteúdo principal

DIVIDINDO RAIA SEM CONFUSÃO



Nadar é um esporte que exige uma boa convivência entre seus participantes.

Nadadores de piscina sabem que em um aquecimento de competição podemos encontrar mais de 20 pessoas em uma raia de 25m. Porém é quase impossível fazer qualquer trabalho com qualidade nestas condições. Para um treino ser bem feito é preciso ter espaço para realizar as atividades no ritmo adequado. Em uma raia de 25m treinam com facilidade 5 a 6 pessoas, desde que sigam regras de convivência e tenham ritmos parecidos.

ENTRE EM UMA RAIA COM O SEU RITMO

Antes de entrar na água pergunte ao professor ou guarda vidas se existe alguma divisão das raias. É comum encontrar placas nas bordas indicando RAIA INICIANTE, RAIA INTERMEDIÁRIO, RAIA AVANÇADO. Mas o importante é observar por alguns instantes o que está acontecendo na raia. Se você entra em uma raia de ritmo mais forte que o seu, vai ser ultrapassado de tempos em tempos. Por outro lado, se entrar em uma raia de ritmo muito lento, vai ter que ultrapassar alguém a cada poucos metros. Ambas situações podem ser pouco produtivas para seu treino e ainda acabar ocasionando acidentes ou estresse desnecessário entre os atletas.

RODE DA MANEIRA CORRETA

O sistema de rodizio na raia segue a mão do trânsito local. Então se estiver nadando na Inglaterra, Austrália ou Japão CUIDADO!!!  O padrão nestes lugares é rodar sentido horário. Se você está rodando no Brasil seguimos o sentido anti-horário, como a grande maioria dos países. Nem todas as piscinas tem uma marcação no centro da raia, mas mesmo que ela não exista deve ser respeitada. Mantenha-se do seu lado até o momento da virada, que deve ser feita no meio da raia (para que durante o impulso você não trombe com quem esta vindo atrás de você).

Quando for entrar em uma raia em que duas pessoas estão mantendo cada uma o seu lado é preciso avisar que vai entrar para que elas comecem a fazer o rodízio.

DESCANSE SEM ARRUMAR CONFUSÃO

Todo treino tem seus intervalos e neste momento o atleta deve estar colado na borda e próximo a raia, deixando o meio da parede livre para quem está fazendo as viradas. Cuidado ao mexer no seu material de treino que está na borda durante os intervalos. Neste momento você estará de costas para a piscina e se por distração acabar indo um pouco mais para o meio da raia pode ser atropelado por alguém que está fazendo a virada.

ULTRAPASSAGEM SEM BRIGAS

Mesmo caindo em uma raia de ritmo próximo ao seu, uma hora ou outra você terá que ultrapassar alguém ou será ultrapassado. Por isso preste atenção aos cuidados que deve tomar para não causar acidentes.

Quando ultrapassar aproxime-se da pessoa a frente, sem tocá-la em um primeiro momento. Ao chegar bem perto verifique se o meio da raia está livre ou se já existe alguém fazendo uma ultrapassagem no sentido oposto, isso poderia causar um choque muito forte entre os dois atletas. Se tiver certeza de que vai conseguir ultrapassá-la, toque LEVEMENTE e UMA ÚNICA VEZ o pé da pessoa, para avisar que vai passar. Neste momento vá para o meio da raia e acelere o quanto for preciso para fazer a ultrapassagem antes de ambos chegarem na borda.

Ao ser ultrapassado não se deve diminuir a velocidade ou parar, apenas mantenha sua velocidade e chegue um pouco mais perto da raia para deixar mais espaço livre no meio e evitar acidentes.

CUIDADO REDOBRADO AO USAR MATERIAIS

Materiais podem acentuar bastante o nível dos acidentes se não forem usados com cuidado. Uma nadadeira batendo na mão de alguém pode ser uma bela pancada, um palmar batendo no braço de alguém pode até mesmo cortar a pele. Por isso quando estiver usando algum material de treino tenha muito mais atenção.

Seguindo estas regras, temos certeza de que seus treinos serão mais produtivos e que terá cada vez mais amigos, e menos estresse, na natação.

Abraço e Bons Treinos!


CONTATO

(11) 91353-7084  

https://linktr.ee/evolve_assessoria_esportiva


ACESSO AOS TREINOS

http://evolve.sistematreinoonline.com.br/interface/login.php


BLOG

https://evolveswim.blogspot.com/


SIGA NAS REDES

https://evolveswim.blogspot.com/

https://www.youtube.com/channel/UCKG8zh2Gz9P7UPkm4SMw3Jw?sub_confirmation=1

https://www.instagram.com/evolveswim_/

https://www.facebook.com/EvolveSwim/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE BORBOLETA

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas 15 finalizações de braçada *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA FINALIZAÇÃO DE BRAÇADA

TÉCNICA DE NADO PEITO (NATAÇÃO)

Nesta postagem vamos falar sobre os principais pontos técnicos do nado peito. O nado Peito é dividido didaticamente em 6 fases. Sendo elas: APOIO DA BRAÇADA : Nesta fase o atleta deve fazer um palmateio para fora até que o corpo se encontre na posição de Y como na foto c . Corpo deve permanecer na horizontal, com o olhar ligeiramente para o fundo.  TRAÇÃO DA BRAÇADA: Durante a tração os cotovelos permanecem altos em relação as mãos que se voltam para trás tracionando o corpo para frente. Como pode ser visto nas fotos d e e . RECUPERAÇÃO DA BRAÇADA: A recuperação deve ser feita com os cotovelos próximos e com as mãos fora da água. Quanto menor a resistência gerada pelos braços melhor. Fotos f e g PREPARAÇÃO DA PERNADA: Durante a Recuperação da braçada os pés começam a se aproximar do quadril com a menor flexão de quadril possível para que a posição seja formada sem tirar os pés para fora da água. Fotos h e i PERNADA: Acontece com um movimeto de chute para trás. Um coice pois ...

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE PEITO

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA