Pular para o conteúdo principal

COMO AFERIR A FREQUÊNCIA CARDÍACA?

Seja em qualquer modalidade, o controle da INTENSIDADE do treino pode ser feito através da frequência cardíaca.

Já comentamos em outras postagens sobre as ZONAS DE TREINO e RITMOS  na NATAÇÃO, mas hoje vamos ensinar a forma correta e segura de saber em que ritmo está batendo seu coração.

 

Existem duas formas mais comuns de medir a frequência cardíaca sem nenhuma ajuda de aparelhos (frequencímetros): pela artéria radial ou pela carótida. Em ambas as situações, a forma correta é encostar os dedos indicador e médio sobre a artéria e fazer pressão o bastante para sentir os pulsos do fluxo sanguíneo. Conte o número de pulsos e multiplique para saber o quantidade por minuto.

6" ou 10" ?

As duas formas tem suas vantagens e desvantagens. 

Quem pega em 6 segundos tem a facilidade de só multiplicar por 10 para saber o resultado, porém um erro de uma batida na contagem gera uma margem de erro grande, 10 BPM (batimentos por minuto). Em 6 segundos é mais garantido que não dê tempo do coração começar a diminuir o ritmo.

Quem pega em 10 segundos tem que estar com a matemática mais afiada para multiplicar o resultado por 6, tem uma margem de erro menor, mas pode ocorrer da frequência chegar a diminuir dentro destes 10 segundos, alterando assim a aferição. Um atleta bem condicionado pode chegar na borda com uma frequência e 10 segundos depois já estar se recuperando, nestes casos 6 segundos é melhor.

NA NATAÇÃO É MAIS COMUM USAR A AFERIÇÃO EM 6 SEGUNDOS PORQUE TEMOS QUE PARAR PARA AFERIR, MAS EM MODALIDADES EM QUE ISSO NÃO É PRECISO (CORRIDA POR EXEMPLO) PEGAR EM 10 SEGUNDO É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO.

Abraço e Bons treinos!


CONTATO

(11) 91353-7084  

https://linktr.ee/evolve_assessoria_esportiva


ACESSO AOS TREINOS

http://evolve.sistematreinoonline.com.br/interface/login.php


BLOG

https://evolveswim.blogspot.com/


SIGA NAS REDES

https://evolveswim.blogspot.com/

https://www.youtube.com/channel/UCKG8zh2Gz9P7UPkm4SMw3Jw?sub_confirmation=1

https://www.instagram.com/evolveswim_/

https://www.facebook.com/EvolveSwim/



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TÉCNICA DE NADO PEITO (NATAÇÃO)

Nesta postagem vamos falar sobre os principais pontos técnicos do nado peito. O nado Peito é dividido didaticamente em 6 fases. Sendo elas: APOIO DA BRAÇADA : Nesta fase o atleta deve fazer um palmateio para fora até que o corpo se encontre na posição de Y como na foto c . Corpo deve permanecer na horizontal, com o olhar ligeiramente para o fundo.  TRAÇÃO DA BRAÇADA: Durante a tração os cotovelos permanecem altos em relação as mãos que se voltam para trás tracionando o corpo para frente. Como pode ser visto nas fotos d e e . RECUPERAÇÃO DA BRAÇADA: A recuperação deve ser feita com os cotovelos próximos e com as mãos fora da água. Quanto menor a resistência gerada pelos braços melhor. Fotos f e g PREPARAÇÃO DA PERNADA: Durante a Recuperação da braçada os pés começam a se aproximar do quadril com a menor flexão de quadril possível para que a posição seja formada sem tirar os pés para fora da água. Fotos h e i PERNADA: Acontece com um movimeto de chute para trás. Um coice pois ...

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE BORBOLETA

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas 15 finalizações de braçada *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA FINALIZAÇÃO DE BRAÇADA

PERNA AFUNDANDO NO NADO COSTAS? FAÇA ISSO!

 Se quando você nada costas suas pernas afundam temos duas formas de melhorar esta falha técnica. A primeira é trabalhando educativos que estimulem a posição correta. Tente praticar estes três educativos. A segunda forma é trabalhando fora da água com exercícios de solo para fortalecer o core, glúteos e aumentando a mobilidade no tornozelo.