Pular para o conteúdo principal

TREINO DE VELOCIDADE (AA - ANAERÓBIO ALÁTICO)

Não importa se a sua prova é de 25m ou de 25Km, as séries de velocidade são importantes para todos os atletas. Logicamente que os NADADORES velocistas terão um volume e frequência destes treinos maiores que os fundistas, mas seja qual for seu objetivo, se ele envolve nadar mais rápido será preciso fazer algumas destas séries.

O QUE É?

Os treinos de velocidade na natação são também chamados de AA (anaeróbio alático). São séries que tem por objetivo aumentar a velocidade de nado e podem ser utilizadas em qualquer período da temporada.

Para entender os treinos de velocidade é preciso entender o sistema ATP/CP que funciona da seguinte forma:

A energia é produzida a partir da utilização dos estoques de um composto armazenado dentro das células musculares, a creatina-fosfato ou CP, que aumenta na proporção direta do aumento da massa muscular, e sustenta principalmente as atividades de alta intensidade e curta duração.

Este estoque dura muito pouco tempo. Em pessoas "normais" estima-se que por volta dos 7", atletas podem ter entre 10" e 12" deste estoque e conforme a atividade continua este estoque é "reposto" por outros sistemas energéticos, mas não com a mesma velocidade de produção de energia, o que prejudica a manutenção da intensidade do exercício.

Para uma série ser considerada de AA devemos cumprir os seguintes parâmetros:

1- Estímulos de intensidade máxima.

2- Intervalos grandes e totalmente recuperativos. (45" ou mais)

3- Metragens de tiro que compreendam entre 7" a 12" de atividade (12,5m a 25m)

Benefícios do treino de velocidade:

1- Melhora a potência do sistema ATP/CP que nutre diretamente a MUSCULATURA com energia rápida.

2- Aumento da capacidade de trabalho no sistema ATP/CP .

3- Refinamento da TÉCNICA em condições de competição.

DICA DO TREINADOR

O maior erro durante séries de AA é dar pouco intervalo entre os tiros. Se o objetivo é aumentar a velocidade de nado é preciso que o atleta esteja totalmente descansado antes de cada tiro. Utilizar intervalos mais curtos vai fazer com que o atleta consiga resistir  àquela velocidade trabalhada por mais tempo, mas não vai deixá-lo mais rápido.

Outro erro comum é achar que séries de velocidade tem que ser de 25m. Não tem a ver com a distância de tiro e sim com o tempo do tiro. Se um atleta faz 19" em um tiro de 25m ele não estará trabalhando para aumentar sua velocidade e sim para sustentar aquela velocidade. Seria mais interessante que ele faça tiros de 12,5 ou 15m, que devem girar em torno de 8" a 10" para este atleta.

EXEMPLO DE TREINO DE AA

8x15m em intensidade máxima @1'30

1- Saindo do bloco

2- Para Chegada

Repete...

Se quiser saber mais sobre outros tipos de treino confira em nosso BLOG e nosso canal no YOUTUBE.

Abraço e Bons treinos!

CONTATO

(11) 91353-7084  

https://linktr.ee/evolve_assessoria_esportiva


ACESSO AOS TREINOS

http://evolve.sistematreinoonline.com.br/interface/login.php


BLOG

https://evolveswim.blogspot.com/


SIGA NAS REDES

https://evolveswim.blogspot.com/

https://www.youtube.com/channel/UCKG8zh2Gz9P7UPkm4SMw3Jw?sub_confirmation=1

https://www.instagram.com/evolveswim_/

https://www.facebook.com/EvolveSwim/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TÉCNICA DE NADO PEITO (NATAÇÃO)

Nesta postagem vamos falar sobre os principais pontos técnicos do nado peito. O nado Peito é dividido didaticamente em 6 fases. Sendo elas: APOIO DA BRAÇADA : Nesta fase o atleta deve fazer um palmateio para fora até que o corpo se encontre na posição de Y como na foto c . Corpo deve permanecer na horizontal, com o olhar ligeiramente para o fundo.  TRAÇÃO DA BRAÇADA: Durante a tração os cotovelos permanecem altos em relação as mãos que se voltam para trás tracionando o corpo para frente. Como pode ser visto nas fotos d e e . RECUPERAÇÃO DA BRAÇADA: A recuperação deve ser feita com os cotovelos próximos e com as mãos fora da água. Quanto menor a resistência gerada pelos braços melhor. Fotos f e g PREPARAÇÃO DA PERNADA: Durante a Recuperação da braçada os pés começam a se aproximar do quadril com a menor flexão de quadril possível para que a posição seja formada sem tirar os pés para fora da água. Fotos h e i PERNADA: Acontece com um movimeto de chute para trás. Um coice pois ...

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE BORBOLETA

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas 15 finalizações de braçada *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA FINALIZAÇÃO DE BRAÇADA

PERNA AFUNDANDO NO NADO COSTAS? FAÇA ISSO!

 Se quando você nada costas suas pernas afundam temos duas formas de melhorar esta falha técnica. A primeira é trabalhando educativos que estimulem a posição correta. Tente praticar estes três educativos. A segunda forma é trabalhando fora da água com exercícios de solo para fortalecer o core, glúteos e aumentando a mobilidade no tornozelo.