Pular para o conteúdo principal

TREINO DE VELOCIDADE (AA - ANAERÓBIO ALÁTICO)

Não importa se a sua prova é de 25m ou de 25Km, as séries de velocidade são importantes para todos os atletas. Logicamente que os NADADORES velocistas terão um volume e frequência destes treinos maiores que os fundistas, mas seja qual for seu objetivo, se ele envolve nadar mais rápido será preciso fazer algumas destas séries.

O QUE É?

Os treinos de velocidade na natação são também chamados de AA (anaeróbio alático). São séries que tem por objetivo aumentar a velocidade de nado e podem ser utilizadas em qualquer período da temporada.

Para entender os treinos de velocidade é preciso entender o sistema ATP/CP que funciona da seguinte forma:

A energia é produzida a partir da utilização dos estoques de um composto armazenado dentro das células musculares, a creatina-fosfato ou CP, que aumenta na proporção direta do aumento da massa muscular, e sustenta principalmente as atividades de alta intensidade e curta duração.

Este estoque dura muito pouco tempo. Em pessoas "normais" estima-se que por volta dos 7", atletas podem ter entre 10" e 12" deste estoque e conforme a atividade continua este estoque é "reposto" por outros sistemas energéticos, mas não com a mesma velocidade de produção de energia, o que prejudica a manutenção da intensidade do exercício.

Para uma série ser considerada de AA devemos cumprir os seguintes parâmetros:

1- Estímulos de intensidade máxima.

2- Intervalos grandes e totalmente recuperativos. (45" ou mais)

3- Metragens de tiro que compreendam entre 7" a 12" de atividade (12,5m a 25m)

Benefícios do treino de velocidade:

1- Melhora a potência do sistema ATP/CP que nutre diretamente a MUSCULATURA com energia rápida.

2- Aumento da capacidade de trabalho no sistema ATP/CP .

3- Refinamento da TÉCNICA em condições de competição.

DICA DO TREINADOR

O maior erro durante séries de AA é dar pouco intervalo entre os tiros. Se o objetivo é aumentar a velocidade de nado é preciso que o atleta esteja totalmente descansado antes de cada tiro. Utilizar intervalos mais curtos vai fazer com que o atleta consiga resistir  àquela velocidade trabalhada por mais tempo, mas não vai deixá-lo mais rápido.

Outro erro comum é achar que séries de velocidade tem que ser de 25m. Não tem a ver com a distância de tiro e sim com o tempo do tiro. Se um atleta faz 19" em um tiro de 25m ele não estará trabalhando para aumentar sua velocidade e sim para sustentar aquela velocidade. Seria mais interessante que ele faça tiros de 12,5 ou 15m, que devem girar em torno de 8" a 10" para este atleta.

EXEMPLO DE TREINO DE AA

8x15m em intensidade máxima @1'30

1- Saindo do bloco

2- Para Chegada

Repete...

Se quiser saber mais sobre outros tipos de treino confira em nosso BLOG e nosso canal no YOUTUBE.

Abraço e Bons treinos!

CONTATO

(11) 91353-7084  

https://linktr.ee/evolve_assessoria_esportiva


ACESSO AOS TREINOS

http://evolve.sistematreinoonline.com.br/interface/login.php


BLOG

https://evolveswim.blogspot.com/


SIGA NAS REDES

https://evolveswim.blogspot.com/

https://www.youtube.com/channel/UCKG8zh2Gz9P7UPkm4SMw3Jw?sub_confirmation=1

https://www.instagram.com/evolveswim_/

https://www.facebook.com/EvolveSwim/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE BORBOLETA

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas 15 finalizações de braçada *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA FINALIZAÇÃO DE BRAÇADA

TÉCNICA DE NADO PEITO (NATAÇÃO)

Nesta postagem vamos falar sobre os principais pontos técnicos do nado peito. O nado Peito é dividido didaticamente em 6 fases. Sendo elas: APOIO DA BRAÇADA : Nesta fase o atleta deve fazer um palmateio para fora até que o corpo se encontre na posição de Y como na foto c . Corpo deve permanecer na horizontal, com o olhar ligeiramente para o fundo.  TRAÇÃO DA BRAÇADA: Durante a tração os cotovelos permanecem altos em relação as mãos que se voltam para trás tracionando o corpo para frente. Como pode ser visto nas fotos d e e . RECUPERAÇÃO DA BRAÇADA: A recuperação deve ser feita com os cotovelos próximos e com as mãos fora da água. Quanto menor a resistência gerada pelos braços melhor. Fotos f e g PREPARAÇÃO DA PERNADA: Durante a Recuperação da braçada os pés começam a se aproximar do quadril com a menor flexão de quadril possível para que a posição seja formada sem tirar os pés para fora da água. Fotos h e i PERNADA: Acontece com um movimeto de chute para trás. Um coice pois ...

SIMULAÇÃO DE BRAÇADA DE PEITO

Para fortalecer a braçada faça esta série todos os dias entes do treino de água. *2a3x 15 apoios de braçada 15 braçadas completas *Direto, sem intervalos APOIO DE BRAÇADA BRAÇADA COMPLETA